A saúde bucal tem relação com o funcionamento de todo o organismo e ainda sofre com influências externas. Com o avanço da idade nosso organismo fica mais frágil, consequentemente, a boca passa a ser alvo de cuidado redobrado. Muitos idosos tomam remédio com substâncias nocivas aos dentes, usam dentadura e tem debilidade na saúde em geral. Hipertensão, diabetes e obesidade são algumas das doenças que prejudicam dentes e gengiva.
Na terceira idade os dentes amolecem e adoecem com maior facilidade. As gengivas ficam mais susceptíveis a doenças periodontais e há maior sensibilidade ao mastigar certos alimentos. Próteses e implantes são os tratamentos mais procurados nessa fase da vida. A dentadura pode ser aposentada para dar lugar aos implantes, que garantem mais conforto e harmonia estética ao paciente. Aliar essas inovações a um atendimento específico para as necessidades do idoso, junto com o comprometimento dele com sua higiene bucal ajuda a preservar a integridade dos dentes e gengivas.
Falar, mastigar e sorrir são ações que os idosos não precisam se privar. O que eles necessitam é passar por acompanhamentos mais específicos quando se trata da saúde bucal. Um profissional de odontologia que compreenda os problemas que surgem com o avanço da idade garante um atendimento diferenciado, com orientações e cuidados específicos para a preservação da saúde.