Nos dias de hoje existem ofertas de produtos e serviços em grande quantidade: eletrodomésticos, planos de saúde, automóveis, dentistas, tudo junto e misturado, conforme afirma a frase da moda. Quando precisamos de um serviço específico, porém, como um cirurgião-dentista, normalmente surgem dúvidas quanto a escolha correta.

Apesar do bombardeio e apelos excessivos da mídia, quais os parâmetros que devemos levar em conta para escolhermos o nosso dentista? Uma primeira dica, que costumeiramente gera bons resultados, é pedir referências a pessoas de confiança: amigos, familiares… Outras avaliações importantes iniciam a partir do agendamento, interesse da atendente pelo seu caso, disponibilidade de horário, atenção e educação do corpo auxiliar.

Chegando a clínica, outros parâmetros bem concretos podem ser analisados: a higiene do local, paredes, móveis, condições da sala de espera, etc.

Ambiente Agradável

Um ambiente calmo e convidativo num consultório odontológico pode ajudar a dissipar o estresse e a ansiedade, muitas vezes, relacionadas ao tratamento. Verifique o uso de gorros, máscaras, luvas, pergunte sobre a esterilização dos instrumentais e, se possível, visite a sala onde é realizada.

Os equipamentos também são sinais do nível de atualização e modernidade do profissional, assim como a sintonia entre a equipe de atendimento: dentistas e auxiliares, tudo para que você se sinta tranquilo, bem atendido e tenha o caso resolvido.

Valores investidos

Esse é um tema com muitas nuances e precisa ser pensado com calma. O que deve ser considerado é o valor agregado ao serviço prestado e não apenas o preço em si. Um trabalho realizado com excelência por um profissional preparado, materiais de primeira linha e laboratórios diferenciados não têm o mesmo valor de serviços sem essas características.

Mas o grande diferencial é mesmo o próprio dentista: sua formação, currículo e experiência, a forma como recebe o paciente, a ética, o nível da anamnese, a preocupação, as informações que passa ao paciente sobre seus problemas, possíveis soluções, e, principalmente, a execução propriamente dita do caso. Estes fatores vão ajudar em muito a escolha do seu profissional de odontologia. Somados ao seu feeling, com esses dados, é muito provável que você esteja em ótimas mãos.