A halitose, mais conhecida como mau hálito, é aquele odor desagradável vindo da cavidade bucal. O problema gera desconforto e atrapalha até as relações sociais, como no trabalho, na família e no namoro.
Alguns poucos casos de halitose tem origem em disfunções estomacais, como a gastrite, e o tratamento exige acompanhamento de um dentista juntamente com um gastroenterologista. Outras vezes o mau hálito pode surgir devido a problemas nas amígdalas, o que exige um tratamento realizado em parceria com um otorrinolaringologista.
Estudos recentes mostraram que até o estresse pode causar mau hálito, pois ele é capaz de diminuir a secreção das glândulas salivares e alterá-las. Outro fator que muitas pessoas desconhecem é que o mau hálito também pode vir das gengivas, pois ele é um dos sinais que identificam a doença periodontal. Se você é portador desse incômodo odor, antes é preciso identificar a sua causa, para em seguida dar início a um tratamento eficaz. Mas lembre-se, a melhor maneira de evitar o mau hálito é escovar os dentes várias vezes ao dia fazer uso do fio dental.