Quais são as Principais Vantagens e Dúvidas desse Procedimento para o seu Sorriso?
O que são lentes de contato dentais?
“Lentes de contato dentais” foi o nome dado ao tratamento odontológico estético em que fragmentos cerâmicos extremamente finos são colados sobre os dentes, corrigindo forma e tamanho dos mesmos.
E se o problema não for apenas de forma e tamanho, mas envolver dentes escurecidos?
Para dentes com alterações de forma, tamanho e também de cor, a solução é muito parecida. O material é o mesmo (cerâmicas puras); apenas a espessura da restauração é maior às vezes envolvendo um pequeno desgaste na estrutura dental. Com objetivo didático, estes fragmentos receberam o nome de facetas, em vez de lentes de contato.
E como são os resultados?
São realmente muito satisfatórios. A devolução de um sorriso bonito, claro, com formas e cor compatíveis com o biótipo da pessoa, geram um bem estar muito grande. Um resgate da autoestima. O sorriso está diretamente envolvido com o convívio social, a vida profissional e a sensação de conforto do paciente. É um tratamento que gera bem estar físico e emocional.
E a durabilidade deste tratamento?
A literatura fala em 10 (dez) anos, mas é muito difícil fazer esta previsão, pois cada caso tem suas características individuais. O que podemos afirmar é que, se o trabalho for bem planejado e executado, e, por outro lado, o paciente seguir as recomendações para a manutenção, teremos um tratamento com boa longevidade.
Como posso saber se ficarei feliz com o resultado estético?
Boa pergunta. Na primeira fase do tratamento fazemos um planejamento, levando em conta muitas características, por exemplo, formato do rosto, simetrias, cor da pele, idade, etc., as quais nos fornecem subsídios para realizarmos um provisório, que é instalado na boca do paciente para sua avaliação e correções. Após a sua aprovação é que partimos para a realização das cerâmicas definitivas, o que garante um ótimo resultado, que vai ao encontro das expectativas do paciente.
Existem contraindicações para este tratamento?
Não diria contraindicações, mas todo tratamento tem que ser planejado com critério e sob um prisma de avaliação geral do paciente. Existem situações em que outras soluções são necessárias para uma boa resolução do caso.
Quais os riscos deste tratamento?
Este tratamento é extremamente conservador, muito seguro e com boa durabilidade. Penso que os cuidados principais devam ser, da parte do paciente, a escolha de um profissional capacitado para realizar o tratamento; e da parte do odontólogo, um planejamento cuidadoso, minucioso e abrangente, com muito diálogo com o paciente para perceber suas reais expectativas.
Muitos artistas e modelos tem buscado este tratamento. Qual o significado disto para os dentistas?
Bem, existem dois aspectos deste fato. O primeiro é que, se profissionais como modelos e artistas, que vivem da imagem, estão buscando muito esta solução, é porque o resultado é realmente satisfatório. O outro aspecto é que, por pessoas famosas estarem realizando este tratamento estético, ocorre um certo modismo, gerando uma exagerada procura por este procedimento. Ou seja, muitas vezes esta técnica é mal indicada ou realizada por profissionais nem sempre capacitados. Dai a necessidade de se buscar um odontólogo sério e responsável, para que diga ao paciente se esta é realmente a melhor solução de tratamento para ele.
Qual é o tempo para realização deste tratamento?
Considerando-se o planejamento, a confecção de provisórios e a instalação das facetas definitivas, serão, no minimo, 03 (três) sessões. Se pensarmos em uma consulta por semana, o trabalho levará 21 (vinte e um) dias para ser concluído. Tempos menores do que os citados certamente comprometerão alguma fase do tratamento.
Quais suas conclusões sobre este tipo de tratamento?
É um tratamento que veio para ficar. Com características bem conservadoras, com mínimos desgastes nos dentes, um curto tempo de tratamento, proporciona uma solução estética surpreendente. As facetas ou lentes de contato cerâmicas quando bem planejadas e realizadas, fazem bem para o corpo e para a alma do paciente.