O Que É A Periodontia
Essa é a área que estuda e trata os sistemas de implantação e suporte dos dentes, e isso inclui gengiva, osso alveolar e fibras que ligam a raiz do dente ao osso, permitindo a sua sustentação. A Periodontia pode evitar e tratar problemas bucais que as vezes parecem simples, mas podem causar complicações até em outras partes do organismo.
Origem Da Doença Periodontal
Tudo começa devido a bactérias residentes na própria boca. Elas se alojam em um espaço reduzido que existe entre a gengiva e o dente, e formam a chamada “placa bacteriana”, responsável por infecções que afetam os tecidos. Outros fatores de risco também podem impulsionar a doença, como o tabagismo, estresse, má higiene oral, genética e próteses ou restaurações mal adaptadas.
Quando não é tratada, a doença periodontal pode levar à perda da sustentabilidade, mobilidade e sensibilidade dental, causar abscessos, espaços aumentados entre os dentes e modificação na estética do sorriso. O controle e a manutenção com um profissional especializado é importante para manter a saúde periodontal em dia.
Alguns Sinais Que Você Mesmo Pode Detectar
É preciso ficar atento ao se deparar com:
• sangramento gengival;
• halitose (mau hálito persistente);
• alteração na posição dos dentes;
• retração gengival expondo parte da raiz;
• retenções de alimentos;
• inchaço e sensibilidade na gengiva;
• pus entre a gengiva e o dente;
Ao identificar um ou mais desses sinais, você pode procurar a nossa clínica ou outra que também seja de sua confiança. O diagnóstico, assim como o controle e a manutenção são muito importantes para preservar a saúde periodontal e evitar problemas futuros.
Da Saúde Bucal Para A Saúde De Todo O Organismo
Diabetes, artrite, osteoporose, problemas cardiovasculares e pulmonares entre outros, podem estar relacionados à doença periodontal. As bactérias que causam o problema bucal podem se alastrar pela corrente sanguínea. Isso faz com que elas atinjam outros órgãos e provoquem disfunções no organismo. Fique atento, cuidar da higiene bucal, evitar os fatores de risco citados anteriormente e consultar periodicamente um profissional especializado é muito mais saudável do que você pensa.